terça-feira, 26 de maio de 2009

Uma reclamação arrepiante

http://www.browserd.com/2008/07/01/a-fraude-do-cartao-de-credito-o-barclays-e-o-servico/

Repare-se nesta reclamação de um cliente barclaycard que até dá arrepios....


A fraude do Cartão de Crédito, o Barclays e o Serviço.

July 1, 2008 – 08:00



Lembram-se do que escrevi ontem? Fui vitima de uma fraude com o Cartão de Crédito Visa do Barclays Bank. Bem, não sei se a figura correcta será fraude. Mas também ainda ninguém do Barclays Bank me disse em que tipologia se enquadra a situação que lhes relatei e como tal, até indicações em contrário direi que se tratou de uma fraude.

A situação da fraude.

Em finais do passado mês de Maio detectei que foram feitos vários débitos na minha conta à ordem do Barclays Bank referentes a pagamentos percentuais do saldo em divida por movimentos feitos com o meu Cartão de Crédito Visa. Como não tinha efectuado nenhum dos movimentos descritos no serviço de homebanking, resolvi de imediato reportar a situação ao Barclays Bank e aqui vai a descrição.

O Barclays já não é o que era.

Na manhã do dia 21 de Maio, contacto a agência Barclays Bank de Alvalade através do numero de telefone que consta no serviço de homebanking como sendo o contacto da minha Gestora de Conta. Ao contrário do que me tinha acontecido até então (sempre tinha contactado directamente com o meu gestor de conta) fui atendido por um serviço de apoio às agências. O Call-center chegou ao Barclays Bank. Mas eu não liguei para o serviço telefónico do Barclays Bank. Liguei para a agência. Para o meu gestor de conta… As coisas mudam…

Expliquei a situação e fui de imediato informado que teria obrigatoriamente que falar com a minha Gestora de Conta. Só ela me poderia anular o Cartão de Crédito. “Vamos passar a chamada” disseram… Alguns minutos depois, a voz volta à linha. Infelizmente a Gestora de Conta não atende. Refiro a urgência da situação (alguém poderia estar nesse momento a fazer uma festa com o meu numero de Cartão de Crédito) e sou informado de que será enviada uma mensagem urgente à minha Gestora de Conta de forma a que esta me contacte o mais breve possível.

Prometem contacto mas não contactam.

30 minutos mais tarde volto a ligar. Ninguém me telefonou. Quero falar com alguém, não interessa quem, da agência de Alvalade. Novamente, ninguém atende. Dizem-me que, possivelmente, todos os colegas estarão com Clientes. De notar, sou Cliente da agência de Alvalade há muito, muito tempo. Nunca a vi cheia… Nem perto… Vão enviar nova mensagem.

30 minutos depois, cansado de esperar (tinha um avião para apanhar às 17 horas desse mesmo dia e ainda muita coisa para fazer), apanho um taxi para me dirigir à agência do Barclays Bank de Alvalade. Estou já a subir a Avenida da Igreja quando toca o telefone. O cumprimento foi de tal forma informal que demorei a perceber com quem falava. Era a M, do Barclays Bank… (não refiro o nome da Gestora de Conta mas este foi indicado na reclamação que seguiu para a Provedoria do Cliente). Digo-lhe que já estou a chegar à agência e que falaremos então. 3, 4 minutos. Não mais do que isso. Cheguei.

A boa educação deveria ser requisito para atender Clientes.

Ao chegar à porta da agência de Alvalade passo por duas jovens que se encontram à porta a fumar. O bom-dia que desejei não recebeu eco… Ò cultura corporativa… Entrei e perguntei ao caixa pela Sra. Dona M. “Aguarde um pouco que ela já vem.” foi-me dito enquanto me indicavam a cadeira frente à secretária que ostentava o nome da minha Gestora de Conta. Aguardei e continuei a aguardar.

Talvez incomodada com a situação, outra funcionária do Barclays Bank que estava na secretária ao lado diz ao colega da caixa para ir lá fora, chamar a M, dizer-lhe que está um Cliente à espera. O caixa foi. Falou com as jovens que estavam lá fora a fumar e voltou para dentro dizendo-me para aguardar mais um pouco. Comercial o quanto baste não vos parece? Alguns minutos (cigarros???) mais tarde lá vem a M. Boa tarde - diz estendendo-me a mão - E o senhor é?

Após esta introdução surreal, eis que a minha Gestora de Conta lança a sua primeira pérola: Se calhar deviamos anular o cartão. Se calhar sim mas, e depois? Depois o quê - questiona M nitidamente sem saber o que fazer. Questiono-a sobre quais os passos a seguir, o que fazer, o que se irá passar. Deveria ser a minha Gestora de Conta a informar-me de imediato e não eu a pedir que o faça…

Gestor de Conta é inicio de carreira ou função de estagiário?

Tive que ser eu a referir a M a questão dos seguros associados aos cartões de crédito e ao uso fraudulento dos mesmos, enquanto observava a M a telefonar para vários serviços distintos para que alguém lhe explicasse o que fazer. Lembrem-se, M é Gestora de Conta certo? Tive finalmente que ser eu, enquanto olhava para o monitor do computador de M que lhe indiquei na Intranet do Barclays Bank quais os formulários relativos a sinistros. Gestora de Conta. Não é certamente uma estagiária acabada de chegar não?

Senti-me levado a dizer a M que, enquanto Cliente do Barclays Bank, não queria sair daquela agência sem algum conforto. Queria sair dali com a ideia de que o Barclays Bank, enquanto “o meu banco”, iria fazer os possíveis para resolver a situação. Infelizmente não trouxe de lá nenhuma destas ideias. Sai de lá com um conselho:

Não ponha dinheiro na conta até ter a questão resolvida ou os meus colegas dos cartões vão lá e tiram-lho todo.

Ao chegar ao meu local de trabalho a primeira coisa que disse foi que, uma única pessoa conseguiu em 15 minutos deitar por terra a imagem que eu tinha de largos anos sobre o Barclays Bank.

Parti para Londres nessa tarde.

O relato segue já de seguida.

19 comentários:

  1. boa tarde
    quero-vos contar a minha historia relativamente a este banco que me infernizou a vida. no qual já não aguento mais. Não sei mais o que fazer.Estou a desesperar. Fiz o cartao barclaycard para ajudar uma amiga minha a ganhar a sua comissão de vendas, não fazendo qualquer intenção de usufruir o cartão. O que é certo é que o cartão nunca me chegou á morada nem a dita supra correspondência. Acontece que fizeram o deposito do credito do cartão na minha conta á ordem na qual nunca imaginara ser possível tal coisa acontecer. Ao fazerem o deposito na minha conta no dia que supostamente deveria ter caído o meu ordenado e pensando que era o meu ordenado usufrui do valor - afinal de contas era a minha conta so poderia lá estar o meu ordenado - passado algum tempo recebi uma chamada no qual tinha um valor exorbitante para pagar e discutindo ao telefone mencionei que não tinha nenhum cartao nem queria nenhum cartao. disseram me que tinha de pagar o valor supra citado, no qual respondi novamente que nem sequer tinha o cartao para o poder usar, no qual o funcionario desta agencia se foi informar no qual me disse apos uma longa discussao que tinham AFINAL creditado o valor na minha conta no qual a minha reacção não foi a melhor, pois tinha mais coisas a pagar e defenitivamente não queria pagar ais nada. Aconteçe que ate hoje ainda estou a pagar a esses senhores, ao qual já estou baralhada e confusa relativamente ao que é que é o citibank ou o barclays, pois ligo para barclays e falam-me sobre o citibank... e a divida continua...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. e ainda recebi uma chamada da parte do barclays a chamarem-me nomes GRITANDO ao telefone para efectuar o pagamento, no qual ainda hoje não sou capaz de atender chamadas cujo o numero desconheça devido ao trauma daquela chamada que me deixou a chorar o dia inteiro. Á qual utilizaram expressoes " óh sua banana, você tá a gozar comigo?" isto é inadmissivel, assim não chegam a lado nenhum...

      Eliminar
    2. Bem, nao sou cliente barclays nem pretendo ser. mas tenho recebido umas chamadas do barclayscard a perguntar se sou outra pessoa 3 a 5 vezes ao dia. o sr da barclays arrogante e mal criado diz que me vai ligar as vezes que quiser até eu lhe mandar uma data de comprovativos que não sou o sr em causa. hoje verifiquei que esses comprovativos são sufecientes para fazerem um cartão.
      AGORA VEM A MELHOR PARTE.
      recebi a 2 semanas um cartão da barclays de outra pessoa, uma semana depois recebi o PIN. liguei para a barclays disseram-me que não fazia mal que o cartão vem bloqueado etc etc. hoje recebi uma carta em nome da mesma pessoa com algum dados pessoais da titular do cartão, tais como numero da conta numero do cartao usrename etc etc. e um numero para ligar para activar o cartão. e assim fiz, acabei de ligar para activação do cartão de outra pessoa e para espanto meu, É possivel.
      faltava-me o NIF e o numero do BI que seriam faceis de conseguir, mas nem foi preciso pois o sr que me atendeu fez questão de me ditar numero a numero para eu confirmar. eu so dizia " sim é esse".realço o cartão vir em nome de uma senhora e eu sou um homem e vos bem masculina e mesmo assim tinha acabado de passar pela titular. intertanto forneceram-me tb o numero de telefone da gestora da conta da senhora. que tb acabei de ligar - dei-lhe conhecimento da situação e simplesmente me disse que era impossivel activar o cartão pois não na carta que me mandara não tinha o BI nem o NIF. quando lhe ditei os mesmos a senhora simplesmente me pediu encarecidamente que lhe levasse o cartão e os dados a agencia, a resposta foi não. pois pretendo apresentar uma queixa no banco de portugal e entregar todos os dados que possu-o. CONCLUSÃO, É POSSIVEL FAZER UM CARTÃO COM UMA FACTURA DO TELEFONE E COPIA DO BI (FACULTATATIVA PELOS VISTOS) É POSSIVEL ACTIVAR O CARTÃO DE OUTRA PESSOA E NUNCA DESCOBRIREM QUEM O ESTÁ USAR, PQ TANTA DECOMENTAÇÃO IMPORTANTE E CONFIDENCIAL E NEM UMA CARTA REGISTADA.

      Eliminar
  2. Estou passando por uma situaçaos destas tambem, nao entendo como este tal banco ainda esta operacional.....fujam deste banco, e o pior que pode haver. conto tambem com debitos na minha conta e que esta me tirando o sono e ja perdi muito dinheiro pra alem disso......vamos ver no que da.

    ResponderEliminar
  3. A minha mãe foi vítima de uma situação identica à que descrevem. Vamos para tribunal com eles, vão ter o que merecem. Importavam-se de ser nossas testemunhas?

    ResponderEliminar
  4. Sugiro uma acção simples: com um computador com modem/fax, e aproveitando as tarifas de telefone actuais (chamadas gratuitas para a rede fixa), enviar faxes para os endereços do Barclays (e são vários...) com cartas de reclamação.

    ResponderEliminar
  5. Em tantos anos de abusos de este senhores ainda neguem fez nada? Queria saber em que parte do contrato diz que podem massacrar as pessoas com telefonemas as centenas por semana, deviam ser castigados pelas entidades de supervisão assim como pelo ministério publico, irei fazer queixa em todas as entidades possíveis para que esta entidade de credito tenha um processo contra o massacre telefónico e psicológico que fazem a que é cliente, também me atraso por vezes com o cartão Unibanco e eles nunca ligam, aconselho a todos os clientes que anulem o cartão e que não trabalhem com eles a muitas opções de entidades serias que não massacram as pessoas com telefonemas de pessoas mal educadas.

    ResponderEliminar
  6. (((Como eles gostam))) Chamem para eles com o numero em anónimo, tantas vezes como ligam para vocês, chamada grátis e logo atendida pelo computador assim eles pagam a chamada recebida: para o efeito contactar o Barclays a qualquer altura, através do:: 800 780 781

    ResponderEliminar
  7. Tenho odio, nojo e raiva ao barclayscard, citibank e o proprio barclaysbank! Não os suporto nem posso ouvir nem olhar para eles!!! Sao uns cinicos de m3rda e qd temos dinheiro na conta vem dar graxa para aderirmos a isto e aquilo, mas basta falharmos 1 mes e mudam completamente, ameaçando e levando a nossa paciencia ao limite com chamadas sucessivas!!! ja recebi + de 15 chamadas numa manhã!!!

    ResponderEliminar
  8. Anseio pelo dia em que tenha a minha divida paga, so em juros ja perdi a conta do que ja paguei.. se falharmos uma prestação, so em juros no minimo são + de 50€!!! No dia que tiver a divida paga, o maior gozo que vou ter é quando me ligarem para me proporem algo.. coitado da pessoa que me ligar!!... vou descarregar tudo e vai-me dar um prazer enorme!! Nao vou ter pena nenhuma!!!

    ResponderEliminar
  9. Não sei como existe gente que é capaz de fazer este tipo de trabalho nos call-centers... devem ser uns pobres de espirito e para aumentarem o ego descarregam nas pobres pessoas que estao endividadas e nem dormir conseguem.. preferia limpar wc´s do que trabalhar assim.. grande consciencia tem esta gente.. são uns tristes e frustrados..

    ResponderEliminar
  10. Olá: eu também já tive problemas com este banco.
    Minha mulher para tratar de assuntos com esta entidade de crédito gastou cerca de 14,00 euros em telemóvel.
    A telefonista foi bruta por mais de uma vez, isso mostra que com eles trabalham gente com pouca formação.
    Tenho uma pessoa amiga que teve o crédito aceite, disseram que dentro de oito dias estaria o dinheiro disponivel, passaram mais de um mês. Todos os arredondamentos são feitos ao euro, coitado daquele que atrasa um dia.
    Quando se dirigem ao cliente é sempre com ameaças e brutalidades, mas se o cliente quizer fazer uma reclamação, ninguém atende o raio do telefone e tem que ser por escrito. Para fazer uma sugestão é a mesma coisa. Não há um mail disponivel para se reclamar, isto demostra que o Barclayd é uma entidadfe maliciosa e sem escrupulos. Saudades que eu tenho do CityBank, pelo menos havia alguém que dava a cara e não uma gravação que é coisa de gente sem personalidade.
    Outra situação, O Barclayd é porco e sujo, basta um atraso para telefonar para o trabalho das pessoas expondo-as a situações críticas e fazem chamadas em horas impróprias.
    Este Banco é PORCO e joga SUJO.

    ResponderEliminar
  11. as entidades fiscalizadoras deviam fechar este tipo de agência de crédito, as empresas de vigarice deviam ser todas fechadas e o governo devia fazer actuar os tribunais a favor do povo e ajudar os lesados a serem imndenizados.
    Vergonha. Os tribunais deste país só beneficia bandidos associados ao poder, pois, muitos destes senhores capitalistas estão metidos no estado português, por isso nada fazem.

    ResponderEliminar
  12. Infelizmente o nosso Governador do Banco de Portugal é pago por eles , por isso não à nada a fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o Governador for pago por eles , há o livro de reclamações...

      Eliminar
  13. Boas

    Podes publicar isto à vontade!!!
    Concordo contigo em tudo

    Vejam o vídeo
    http://youtu.be/dNycUzDQCDs

    ResponderEliminar
  14. Pedi diversos créditos á financiadora Barclays, e em janeiro paguei na totalidade.
    No dia 11 de Fevereiro de 2013 recebi um oficio da financiadora, em que estava tudo regularizado. Mas, recebendo todos os meses o extracto em como eu tinha uma divida.
    Escrevi á financiadora e ao Banco de Portugal a expor a situação. O Banco de Portugal responde- me que a situação estava resolvida. A Financiadora que tinha 30 euros a receber,qual o meu espanto que no dia 23 de Maio recebo um extracto do Barclays que tenho de pagar 18 euros…
    Desde 11 de fevereiro que a financiadora diz o dito por não dito…

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olá.não é o unico tbm eu fui enganado por esse banco.entreguei o caso a uma advogada.

      Eliminar
  15. e os advogados resolvem'''

    ResponderEliminar